Sistema de batalhas

Análise de um Relatório de Batalha

Vamos analisar uma grande batalha para tornar clara a sequência de eventos nela envolvidas:
No topo do relatório, pode-se ver os nomes do atacante e do defensor, seus níveis e coordenadas. Após, são exibidas as tabelas com os níveis de habilidade de ambos os jogadores. Pode-se ver os percentuais de bônus concedidos pelo jogo.

Abaixo, há uma tabela com as unidades que fugiram do campo de batalha. Isso dependerá da diferença dos níveis de “Liderança” entre os jogadores. A diferença maxima é de 40%, significando que, no pior cenário possível, 40% de seu exército o abandonará (contado como um número, não como população). Isto é possível apenas se o adversário tiver “Bateristas” como unidades especiais e uma diferença de 40% na “Liderança”. Como você provavelmente já percebeu, “Liderança” é uma habilidade absolutamente obrigatória no jogo.

Logo antes do primeiro round, se o atacante tiver máquinas de cerco em seu exército, você verá esta mensagem, que mostra informações sobre as chances de destruição de um nível de um edifício.

Começa a batalha propriamente dita. Você tem uma representação gráfica das formações de exército do atacante e do defensor, separados por uma muralha. Quando passa-se o mouse sobre cada unidade, pode-se obter informações sobre suas quantidades e estatísticas. Abaixo desta representação, você vê os bonus das unidades especiais que participam da batalha. Os bonus das unidades especiais Bárbaro, Cavaleiro Teutão, Mujahideen ou Huskarle são ativados antes do início do round; os do Padre Tangra e do Monge, ao final do round. Você pod ever os bonus das unidades especiais nap arte inferior do round.

Abaixo dos bonus, você pod ever se há alguma unidade curada. Cada jogador com algum nível em cura está apto a curar algumas de suas unidades feridas. Jogadores que tem as unidades especiais Padre Tangra e Monge podem curar sem ter ponto de habilidade em cura, desde que levem ao campo de batalha unidades especiais.

Se você for um usuário VIP ou se comprou a versão extendida do relatório de batalha, você está apto a ver uma análise detalhada de cada round. Aqui, um exemplo:

A quantidade máxima de rounds é de 12. Ao final do relatório, você pode ver quantas unidades remanescem com o vencedor, ou em ambos os lados em caso de empate.

Se há nobres na batalha, também haverá informação sobre a lealdade. Com Nobres você pode diminuir a lealdade de um castelo, a fim de conquistá-lo. Para tanto, seus nobres devem sobreviver à batalha e reduzir a lealdade do defensor para abaixo de zero. Para mais informações, veja Academia.

Você também pode ver após a batalha o quanto de recursos e pessoas feridas para limpeza. Os recursos deixados para limpeza é igual a 10-15% dos recursos gastos para o treinamento das unidades que morreram na batalha, As unidades feridas deixadas para trás representam 10-15% do número de unidades que morreram na batalha (o número é importante, não a população). Claro, há informação sobre a quantidade de experiência obtida por ambos os jogadores.

Se o atacante for o vencedor, você também pode ver quanto de recursos foi roubado do castelo do defensor.
_______________________________________________________________________________________________


Ordem dos Ataques
As unidades são preparadas para atacar simultaneamente. Não exatamente ao mesmo tempo, mas juntas por categories. O sistema não é difícil. As unidades atacam na seguinte ordem:
1. Artilharia de Cerco
2. Arqueiros e a Muralha
3. Cavalaria
4. Infantaria

Em outros termos, se você tem artilharia de cerco, ela atingirá a muralha antes de tentar atacar qualquer outra unidade.

Entretanto, há um problema: se você posicionar algumas de suas unidades fora do alcance da muralha do inimigo e você perder a primeira linha no round, suas outras linhas avançarão uma linha à frente, entrando no raio de alcance das unidades do exército inimigo.
________________________________________________________________________________________________


Formação de Batalha
A formação de batalha lhe dá a oportunidade de que você mesmo defina a posição de cada unidade de seu exército no campo de batalha. O arranjo de suas unidades permanecerá o mesmo, ainda que você esteja offline. A ordem escolhida por você será a usada para enfrentar seu oponente. Para deixar claro, segue o exemplo acima: para mover uma unidade, apenas a selecione e use as setas abaixo para movê-las ao lugar desejado.

Cada jogador pode definer e salvar 10 formações de batalha diferentes (por exemplo – “de ataque”, “de defesa”, etc.). Depois disso, você pode escolher uma formação e reordenar o exército com apenas um clique.

No início, cada jogador tem a mesma formações de batalha – você tem 4 linhas de exército. Quando seu castelo estiver sendo atacado, você tem 5 linhas, porque a muralha assume a primeira fila. A formação básica deixa a 4a linha vazia. Deixá-la assim ou mudá-la dependerá de você. Se sua 1a linha estiver vazia, então ela não conta. Isto não se aplica à 2a e 3a linhas, significando que se você posicionar suas unidades na 1ª e na 4ª linha, você entrará na batalha com 2 linhas vazias. A idéia de uma linha vazia é manter suas unidades o mais distante possível do alcance de ataque das unidades inimigas. Linhas vazias não sofrem qualquer dano, então todo o fogo inimigo sera concentrado nas unidades da(s) linha(s) frontal(is).

O que de seve ter em mente ao posicionar seu exército? O princípio mais importante é o do alcance.

O que é alcance? Imagine seu exército atacando com seus arqueiros de arco-longos e arqueiros de arco-curtos na 4a linha. Os arqueiros de arco-curtos, cujo alcance é 3, estarão aptos a atacar somente se sua primeira linha tiver desaparecido completamente (mortas todas as unidades da 1ª linha); e os arqueiros de arco-longo estarão aptos a apacar somente a linha de frente do inimigo, que geralmente é a muralha.

Mas, se você posicionar seus arqueiros na 2a linha, então os arqueiros de arco-curto estarão prontos para atacar a 1a e 2a linha do inimigo, e os arqueiros de arco-longo estarão prontos para atacar as linhas 1, 2 e 3 do exército inimigo, devido a seu alcance.

As unidades com maior alcance são a catapulta, as balistas e os trabucos (5 linhas) e mesmo que você as coloque na 4a linha (última), elas estarão aptas a atacar a 1a e 2a linhas inimigas (hipotéticamente, muralha e infantaria).
Tudo, no entanto, tem seus pontos contraries. Por exemplo, se você posicionar seus arqueiros na 2a linha, eles provavelmente estarão ao alcance do inimigo, podendo morrer em pouco tempo após iniciada a batalha.

Os arqueiros tem a habilidade de atirar em uma certa região, significando que eles atirarão suas flechas em apenas um alvo. Há uma boa chance de que, mesmo que errem, de atingir a unidade próxima à do alvo, como podem também não atingir nada.

Assim, pense com cuidado ao escolher sua formação de batalha – ela pode te ajudar a vencer grandes combates ou levá-lo à ruína.
________________________________________________________________________________________________


Diferença de Níveis
Se o atacante possuir nível maior que o defensor, este receberá um bonus de 5% na habilidade “Defensor” por nível a menos que tiver.

Exemplo: o atacante tem nível 8, o defensor tem nível 3: o defensor receberá bonus de:
(8-3)*5%=25% a mais na habilidade “Defensor”.

IMPORTANTE: Jogadores com diferença de 8 níveis ou mais entre si não podem se atacar.
_________________________________________________________________________________________________


Os arqueiros na batalha – quão precisos eles são e o que é o recuo?
Quanto mais arqueiros você tiver, melhores as chances de eles se reagruparem e atingir alvos múltiplos. Isto se aplica a todas as unidades no jogo – se você tiver mais unidades de um tipo, elas tendem cada vez mais, a se dividirem em pequenos grupos e atacarem partes distintas do exército inimigo. A única unidade que não se divide em grupos é a muralha. A muralha atinge uma unidade única do exército atacante, escolhida aleatoriamente a partir das linhas 1, 2 ou 3. De volta aos arqueiros, para esclarecer o que exatamente ocorre, nós trazemos a figura abaixo:

Imagem

Digamos que você tem 800 arqueiros – eles se dividirão em 4 grupos, respectivamente, de 200, 150, 230 e 220. Então, cada um destes grupos escolhe uma unidade como alvo. Imagine que um grupo de seus arqueiros tenha atingido o campo 5. É virtualmente impossível que todo o grupo tenha atingido o alvo, havendo a possibilidade de que alguns dos arqueiros tenham atingido acidentalmente os campos 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8 ou 9. A maior parte deles atingirá o campo 5, mas 2 podem atingir o campo 3, 1 pode atingir o campo 6, 4 podem atingir o campo 8 e 3 podem atingir o campo 9, ainda que não haja qualquer unidade nestes campos. Isto significa que o dano provocado pelos arqueiros se resuma a flechas cravadas na terra. Por fim, salientamos que as quantidades dadas são meramente exemplificativas.
________________________________________________________________________________________________


A Muralha na Batalha
Enquanto a muralha estiver de pé, as unidades do atacante não se separarão em grupos para participar da batalha, justamente devido à grade força da muralha. Quando ela for destruída, tudo volta ao normal, e as unidades se dividem em grupos.

Como a muralha participa das batalhas?
Aqui vai um bom exemplo: se a muralha tiver 5.000 de vida e você não tem um grupo de unidades que cause tanto dano, o dano causado por suas tropas (por exemplo – 1.500 dos besteiros + 500 de dano causado pelos arqueiros de arco-curto = 2.000) é subtraído dos pontos de vida da muralha, que começa o próximo round com 3.000 de vida (5.000 – 2.000). Isto significa que a muralha continuará provocando danos até que seja destruída. Mas mesmo exércitos menores tem, agora, maiores chances de destruir a muralha, o que tornará as batalhas no começo mais adequadas aos jogadores mais novos.